A taxa Selic é muito usada em operações interbancárias e influencia os juros de toda a economia do país. Confira:

O que é a Taxa Selic?
A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros, um índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. A taxa é utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas pelos mesmos em títulos públicos federais.

Como ela influencia na economia?

Recentemente a Selic teve uma redução, de 5% para 4,5 quando ocorre a sua queda, a população passa a ter maior facilidade em adquirir crédito e, consequentemente, consumir mais. E quando ela está em alta, contudo, tudo fica mais caro, e isso inibe consumos e investimentos, fazendo a economia do país desacelerar.

A Taxa Selic e o financiamento de imóveis

O financiamento de imóveis e Selic andam lado a lado durante as negociações de um novo imóvel. Quanto maior for a Selic, maior o custo de financiamento. Sendo assim, ocorre uma diminuição de acesso ao crédito para o mercado imobiliário.

 

Portanto, em períodos da Selic elevada, é aconselhável fazer investimentos em renda fixa. Assim, você consegue obter mais rentabilidade a médio-longo prazo e, consequentemente, juntar mais dinheiro para financiar o imóvel.