A arquitetura inclusiva é aquela que respeita a diversidade humana e define a acessibilidade para todos em diferentes espaços.
Daremos algumas dicas para que você possa criar seus espaços atendendo às normas e incluir a acessibilidade da sua empresa. Confira:

 

O que é a acessibilidade em projetos de Arquitetura?
Acessibilidade se tornou termo recorrente quando o assunto é mobilidade urbana.
Por meio de projetos elaborados por profissionais, pessoas com alguma deficiência física, visual ou com mobilidade reduzida conseguem ter garantido o direito de ir e vir nos espaços de uso público.

Para quem é acessibilidade em projetos de Arquitetura?
O desenho universal atende a um desenho para qualquer pessoa, não só as pessoas com deficiência ou com mobilidades reduzidas, mas também aos obesos, crianças, mulheres grávidas, anões, idosos, etc.

Como a Arquitetura por auxiliar na acessibilidade?
Para entender o que é acessibilidade na arquitetura, basta lembrar da obrigatoriedade que os hospitais, prédios e demais espaços passaram a ter após a lei da acessibilidade.O conceito de acessibilidade na arquitetura é aplicado diretamente na projeção dos espaços, na escolha inteligente dos revestimentos e na seleção precisa dos melhores dispositivos e ferramentas, como suportes, barras, utensílios domésticos, itens de decoração, artigos de sinalização, entre outros. Tudo isso em espaços públicos e privados.

O que o projeto deverá ter?
Todo projeto de arquitetura e urbanismo precisa cumprir as exigências estipuladas pela  ABNT NBR 9050.
O projeto inclusivo pode conter rampas, plataformas, elevadores acessíveis, pisos táteis, sinalização inclusiva, barras de apoio em áreas molhadas, piso de borracha e mais diversas soluções que respeitem à acessibilidade.

Portanto, é importante respeitar a diversidade humana e definir a acessibilidade para todos em diferentes espaços. Podemos te auxiliar a incluir acessibilidade na sua empresa!